MÁSCARAS ÓBVIAS

16 janeiro 2007

Não, não quero ser feliz.

"Que faço da felicidade? Que faço dessa paz estranha e aguda, que já está começando a me doer como uma angústia, como um grande silêncio? A quem dou minha felicidade, que já está começando a me rasgar um pouco e me assusta? Não, não quero ser feliz. Prefiro a mediocridade. Ah, milhares de pessoas não tem coragem de pelo menos prolongar-se um pouco mais nessa coisa desconhecida que é sentir-se feliz, e preferem a medocridade." ["Medo do Desconhecido" de 07/10/1967 em A Descoberta do Mundo]

"Um passo antes do clímax, um passo antes da revolução, um passo antes do que se chama amor. Um passo antes de minha vida - que, por uma espécie de forte imã ao contrário, eu não transformava em vida; e também por uma vontade de ordem. Há um mau-gosto na desordem de viver. E mesmo eu nem saberia, se tivesse desejado, transformar esse passo latente em passo real. Pelo prazer por uma coesão harmoniosa, pelo prazer avaro e permanentemente promissor de ter mas não gastar - eu não precisava do clímax ou da revolução ou de mais do que o pré-amor, que é tão mais feliz que amor. A promessa me bastava? Uma promessa me bastava."[A Paixão Segundo G.H.]


clarisse, clarisse, clarisse

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

as vezes retorna me essa impressão - obvia (!!!) - de que tudo já foi escrito. que eu podia organizar minha biblia pop-rock-ecletica-maldita reunindo certas prosas, poesia e canções q adoro e olha soh: viver simplesmente. pare de pensar, menina pq tudo jah foi pensado.

mas aqui estamos nós. (perdão por enfiá-los no meu barco) mas eu tô aqui porque talvez as vezes uma certa inocência (!!!) me impede de entender a irônia na voz e nos escritos do outro e eu nunca sei o que eh certo, o que eh errado.

talvez seja simplesmente a medriocridade inerente, humana, que nos faz indiferentes ao que vem de fora, procurando nas coisas subjetividade ( a nossa), intersubjetividade nunca.

ou ainda como a clarice, querendo escapar de qualquer jeito, SEM CORAGEM DE NAO SER FELIZ. acho q to começando a perder o sentido? entrando no universo paralelo...

a arte eh escapismo? arte eh uam promessa? arte eh solidão?

12:26 PM  

Postar um comentário

<< Home