MÁSCARAS ÓBVIAS

08 novembro 2006

S.P.
Canção de amor da jovem louca

Cerro os olhos e cai morto o mundo inteiro
Ergo as pálpebras e tudo volta a renascer
(Acho que te criei no interior da minha mente)

Saem valsando as estrelas, vermelhas e azuis,
Entra a galope a arbitrária escuridão:
Cerro os olhos e cai morto o mundo inteiro.

Enfeitiçaste-me, em sonhos, para a cama,
Cantaste-me para a loucura; beijaste-me para a insanidade.
(Acho que te criei no interior de minha mente)

Tomba Deus das alturas; abranda-se o fogo do inferno:
Retiram-se os serafins e os homens de Satã:
Cerro os olhos e cai morto o mundo inteiro.

Imaginei que voltarias como prometeste
Envelheço, porém, e esqueço-me do teu nome.
(Acho que te criei no interior de minha mente)

Deveria, em teu lugar, ter amado um falcão
Pelo menos, com a primavera, retornam com estrondo
Cerro os olhos e cai morto o mundo inteiro:
(Acho que te criei no interior de minha mente.)

Sylvia Plath

7 Comments:

Anonymous Anônimo said...

por que vcs fazem promessas que nunca serão cumpridas?

8:06 AM  
Anonymous Anônimo said...

"I shut my eyes and all the world drop dead..."

Muito bom este poema, mas, anônimo anterior, pelo seu comentário não sei se entendeu o poema bem. Ela não reclama só da promessa não cumprida (talvez vc reclame) mas também indica que a causa da frustração está tbm e talvez mais dentro dela. O fora -mundo- na dependência do "olhar" do sujeito. É uma espécie de fenomenologia do amor, pra usar uma caracterização tosca, mas elucidativa.

5:41 PM  
Anonymous Anônimo said...

querido anÔnimo anterior que me respondeu, creio que entendi. como vc preveu só considerei a minha reclamação no comentário. e não tenha duvidas que a minha frustração (igualmente) esteja tbm e talvez mais dentro de mim mesmo. acontece que entre "a gente" o fora mundo é sabidamente real. embora eu nunca vá ter certeza. esse eu sou eu mesmo. por isso me concentro no que me toca e no que quero entender: por que vcs fazem promessas que nunca serão cumpridas?

9:15 AM  
Anonymous Anônimo said...

quis dizer certeza ou noção verdadeira do real

9:18 AM  
Anonymous Anônimo said...

Porque somos cafa...

5:21 PM  
Blogger Máscaras Óbvias said...

pronto. me sinto bem melhor.

5:19 AM  
Anonymous Anônimo said...

Ser cafa..., em certos momentos, é excitante. E paro por aqui.

1:12 PM  

Postar um comentário

<< Home